A queda na safra de soja este ano afetou o desempenho do PIB agropecuário no segundo trimestre deste ano, que recuou 0,4% ante o primeiro trimestre.
Claudia Dionisio, gerente do Departamento de Contas Nacionais do IBGE, lembrou que a soja vem atingindo bons resultados nos últimos anos, com safra recorde e boa performance em 2018. O mesmo não ocorreu este ano. A técnica citou dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) que projeta recuo de 4% na produção de soja ante a safra anterior. “E a colheita do grão, em sua maior parte, ocorre no segundo trimestre”, acrescentou a especialista.
PUBLICIDADE
Além de soja, a LSPA também prevê recuo na produção de arroz (queda de 12,7%) e café (recuo de 13,1%). Mas a soja tem maior peso, e representa mais da metade da safra de grãos do país, sendo a principal responsável pela taxa negativa do PIB agropecuário.
Em contrapartida, há previsões de bom desempenho de pecuária para este ano, além de projeções de alta em algodão (32,5%) e milho (21,4%). “Mas a soja tem maior peso, então contribuiu mais [para o baixo desempenho de PIB agropecuário]”, afirmou Claudia.
Fonte: Valor