RIO BRANCO - A superintendência da 2ª Região Fiscal da Receita Federal, sediada em Belém, publicará nesta quarta-feira no Diário Oficial da União o Ato Declaratório que formaliza o alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre.
O governador do Estado, Tião Viana, ligou para o superintendente da 2ª Região Fiscal da Receita Federal, Esdras Esnarriaga Júnior, na última sexta-feira. "Ele garantiu que todo processo estava de acordo com a legislação e que só faltava a publicação no Diário para onde ele já havia enviado o Ato Declaratório", informou Viana, nesta terça-feira, durante solenidade da Federação das Indústrias do Acre.
A medida era aguardada com ansiedade pelo Governo do Estado. Na prática, a ZPE do Acre passa a ser a primeira do país a ser alfandegada.
"A ZPE do Acre já é uma realidade e com ela a economia vai sofrer um grande impacto", afirmou o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Edvaldo Magalhães.
"A ZPE dará um passo importante para o real desenvolvimento do Acre", avaliou o presidente da Federação do Comércio do Acre, Leandro Domingos.
Agora, as articulações políticas ganham força para que o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, faça parte da solenidade que marca simbolicamente o início dos trabalhos no empreendimento.
Desde o ano passado, o governador Tião Viana pleiteava a possibilidade de que a presidente Dilma Rousseff participasse de abertura dos trabalhos na ZPE. Alegando "problemas de agenda", a vinda sempre foi adiada.
Fonte:ITAAN ARRUDA, ESPECIAL PARA A AE - Agencia Estado
PUBLICIDADE