A Repsol venderá uma participação de 25% em seus negócios de produção e exploração de petróleo para o investidor institucional americano EIG Global Energy Partners por um valor total de US$ 4,8 bilhões, informou a empresa espanhola na quarta-feira.
O acordo avalia o negócio em US$ 19 bilhões e permitirá que a Repsol permaneça como acionista majoritária e consolide o negócio dentro do grupo mais amplo, disse a empresa.
PUBLICIDADE
O acordo também inclui a opção de listar uma participação minoritária do negócio de produção e exploração nos EUA a partir de 2026 em caso de condições de mercado favoráveis, disse a Repsol.
A empresa nomeará quatro membros para o conselho, incluindo um presidente com voto de qualidade, enquanto a EIG nomeará dois membros do conselho e dois conselheiros independentes, disse a Repsol.
“A entidade recém-estruturada manterá sua força de trabalho e equipe de gerenciamento existente, bem como o plano de negócios atual, focado em fortalecer, melhorar e descarbonizar ainda mais seu portfólio global”, disse Repsol.
Fonte: Valor