Melbourne - A Rio Tinto está cada vez mais perto de alcançar uma posição dominante na Riversdale Mining, à medida que tenta obter maior participação na empresa de carvão com foco na África, afirmaram fontes familiarizadas com a transação. No início da tarde de sexta-feira, as ações da Rio Tinto subiam 0,91%.
A oferta de aquisição da Rio Tinto fracassou no início da semana passada, quando a mineradora anglo-australiana não conseguiu garantir mais de 50% das ações da Riversdale que estava buscando até o prazo final, que expirou na última segunda-feira, provocando uma mudança na sua abordagem.
Duas fontes disseram que, desde que a oferta foi declarada incondicional na terça-feira passada, os investidores e fundos de índice têm vendido ações da produtora de carvão, embora a negociação com os administradores de fundos que venderão sua participação no âmbito da oferta deverá provavelmente ser concluída no início desta semana.
Uma fonte acredita que, com base no volume de ações da Riversdale nos últimos dias, o Rio Tinto deverá obter participação de 44% a 45% no grupo de carvão.
Se a Rio Tinto alcançar a fatia de mais de 47% na Riversdale até o prazo final em 6 de abril que está buscando, a produtora de carvão continuará a ter suas ações listadas na Bolsa de Valores de Sidney. No entanto, mais ações deverão deixar de circular no mercado australiano tendo em vista que os investidores da companhia não vão querer manter um papel com uma liquidez tão baixa, declarou uma fonte. A indiana Tata Steel e a brasileira Cia. Siderúrgica Nacional (CSN) possuem 47% da Riversdale e parecem dispostas a não tomaram ação por enquanto.
Fonte: DCI/AE
PUBLICIDADE