O Paraná é o estado brasileiro que mais se beneficiará dos conflitos entre russos, norte-americanos e europeus. Depois que o presidente Vladimir Putin anunciou embargo à importação de alimentos que normalmente são comprados nos Estados Unidos pela Rússia, o país decidiu abrir as portas ao Brasil.
Na última quarta-feira (6), o país europeu retirou barreira a 90 frigoríficos brasileiros. Seis deles são paranaenses e devem exportar principalmente carne de frango ao outro continente. Alguns já estavam aptos a vender produtos aos russos, mas ganharam novas habilitações.
Das seis plantas instaladas no Paraná, três produzem e agora exportam frango. As outras três concessões foram para unidades voltadas ao comércio de carne bovina, suína e produtos lácteos, conforme relatório do Rosselkhoznadzor, o órgão de vigilância sanitária russo.
O secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Seneri Paludo, afirmou que a liberação pode representar uma “revolução” para a indústria brasileira de carnes, comparável à que a China provocou nas exportações de soja do Brasil na última década.
No ano passado, o Brasil exportou 60 mil toneladas de carne de frango para a Rússia. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa o setor, vê a possibilidade de o volume crescer para 210 mil toneladas neste ano após o anúncio.
fonte: Gazeta do Povo (PR)
PUBLICIDADE