O Centro de Tecnologia Senai Solda (CTS Solda) inaugurou, nesta terça-feira (30), um laboratório de excelência em tecnologia de soldagem. O espaço no Rio de Janeiro é resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), a Agência Nacional de Petróleo, Gás Naturais e Biocombustíveis (ANP) e a Petrobras. Os estudos para o desenvolvimento de tecnologias ligadas aos novos materiais são importantes, principalmente, por conta do avanço da exploração em águas profundas, na camada pré-sal.
O laboratório vai ser utilizado para o desenvolvimento de forma integrada de pesquisas nas áreas de união de materiais, de integridade e de caracterização dos materiais. A nova unidade terá sistema a laser de soldagem híbrida, com características de construção e tecnologias embarcadas. O equipamento permite a combinação de dois processos de soldagem em uma única aplicação, o que permite uma aceleração da velocidade do trabalho.
De acordo com o gerente executivo do centro de pesquisas da Petrobras, André Cordeiro, a indústria de petróleo está passando por uma transformação com a exploração na camada pré-sal, o que demanda um número maior de profissionais de soldagem muito qualificados. “Na área do pré-sal, estamos trabalhando com novos elementos contaminantes e com novos materiais, que exigem uma soldagem de mais qualidade”, disse durante a inauguração.
(Da Redação)
PUBLICIDADE