BRASÍLIA – A Receita Federal começará a receber a partir de 30 de junho de 2012 o pagamento de tributos por meio de cartões de débito e crédito.
Essas operações serão aceitas inicialmente para os tributos aduaneiros. Para efetuar os recolhimentos os contribuintes poderão usar o código de barras do Documento de Arrecadação Fiscal (Darf) em máquinas que serão instaladas em portos, aeroportos e pontos de fronteira. Os pagamentos terão que ser feitos em moeda nacional.
A medida visa facilitar o fluxo de pessoas em portos e aeroportos. "Haverá grande número de pessoas circulando nessas áreas e que precisam de atendimento rápido. Precisar ter facilidade para que os passageiros que tenham que recolher tributos o façam de forma mais simplificada", afirmou o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. De acordo com ele, o prazo de 30 de junho para a entrada em vigor da medida poderá ser antecipado.
Barreto comunicou ainda a extinção, a partir de janeiro de 2014, da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).
Fonte: Valor / Luciana Otoni e João Villaverde
PUBLICIDADE