A Usiminas traçou a meta de levar sua nova rede de distribuição exclusiva a todos os Estados em um prazo de três anos. O grupo das distribuidoras que se comprometeram a trabalhar apenas com a marca nasceu ontem com uma abrangência de 15 Estados, mas o plano é chegar ao restante do país no futuro, informou o vice-presidente de negócios da siderúrgica, Sergio Leite.
Para tanto, além da expansão das dez empresas atuais, novas distribuidoras poderão ingressar ao grupo. Leite diz, contudo, que novos contratos de exclusividade não estão sendo negociados no momento. "Estamos satisfeitos com nossos associados", afirma o executivo, acrescentando que a formação da rede resgata um sonho de dez anos da Usiminas.
A iniciativa segue a decisão da companhia de agregar todas as suas distribuidoras em uma única empresa: a Soluções Usiminas, que reuniu em janeiro as distribuidoras Rio Negro, Zamprogna, Dufer, Fasal e Usial, além da unidade industrial Usicort. O estabelecimento de contratos de exclusividade com as distribuidoras independentes é, portanto, o segundo passo importante da siderúrgica no processo de consolidação do setor.
Inicialmente, a rede é formada pelas empresas Benafer, DCL, Fátima, Fercoi, Kofar, Lapefer, Magalhães, Nova Fátima e Paulifer, além da própria Soluções Usiminas. A vantagem para essas distribuidoras é ter o suporte especial da siderúrgica na assistência técnica ao cliente final, junto com treinamentos na área comercial, entre outros benefícios. De acordo com Leite, uma marca da Usiminas identificará as associadas.
Em conjunto, as distribuidoras da rede comercializam aproximadamente 120 mil toneladas de aço por mês, sendo cerca da metade deste volume correspondente aos negócios da Soluções Usiminas.
Fonte:Valor Econômico/Eduardo Laguna, de São Paulo
PUBLICIDADE