A Usiminas movimentou R$ 27 milhões no comércio cubatense de janeiro ao início de setembro deste ano. O A informação foi divulgada durante a cerimônia de adesão e parceria da Usiminas aos programas Pró-Comércio, Agente Socioambiental e de intermediação de mão de obra da Baixada Santista pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Cubatão, assegurando prioridade de contratação aos candidatos cubatenses. A prefeita Marcia Rosa destacou que as três ações, integrantes do 2º Pacto pelo Emprego, valorizam o compromisso social da Administração Municipal. “Cubatão tem uma importância fundamental - social, cultural e economicamente - na história brasileira. A Cidade é praticamente uma ponte entre o porto e a Capital, local de trânsito de muitas riquezas. E a comunidade também tem o direito de participar desse processo de geração de riquezas. Por isso, a parceria da Usiminas confirmada hoje é um passo muito importante para o município”, afirmou a prefeita.
O evento, realizado na tarde desta sexta-feira (10), no Bloco Cultural, além da prefeita Marcia Rosa, contou com a presença dos secretários de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benito Santiago Martinez Gonzalez; e de Meio Ambiente, José Roberto Baldini; além de dezenas de líderes comunitários, políticos e funcionários da Usiminas.
Comércio – Durante o evento, o diretor da Usiminas – Usina de Cubatão, José Erasmo Andrade Pereira, explicou que a movimentação de R$ 27 milhões já é superior ao volume de compras efetuado pela siderúrgica no comércio local em todo o ano de 2009. A evolução, segundo ele, já é reflexo do compromisso firmado com a Prefeitura e com a Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC) para prestigiar o comércio local. “Vamos priorizar o comércio local”, garantiu Pereira. “Só este ano já cadastramos 59 empresas das áreas de serviços e de materiais e estaremos cadastrando outras oito, todas de Cubatão, nos próximos dias”.
Além de apoiar o desenvolvimento do comércio local, o Pró-Comércio estimula a geração de novos empregos, abrindo espaço para a contratação de mulheres, portadores de deficiências e para quem nunca ingressou no mercado de trabalho.
O secretário de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benito Gonzalez, destacou que o PAT local conta com 20 mil trabalhadores cadastrados. “O posto figura em primeiro lugar no Estado de São Paulo em produtividade, sendo utilizado por mais de 500 empresas. Atualmente, 350 pessoas passam diariamente pelo PAT”.
Com a assinatura do termo de compromisso assegurando prioridade na contratação de candidatos cubatenses, com implementação dos procedimentos a partir de outubro, a Usiminas também se comprometeu a qualificar a mão de obra cubatense e apoiar a revitalização da Fábrica da Comunidade, que deve atuar efetivamente na qualificação dos munícipes. “A Usiminas prioriza a contratação de trabalhadores de Cubatão e região e o Pacto pelo Emprego vem confirmar esse compromisso da empresa com toda a Baixada Santista”, afirmou Pereira.
Meio Ambiente – A Usiminas também firmou parceria com a Prefeitura para a efetivação do programa Agente Socioambiental. A empresa vai custear a contratação de 25 agentes que atuarão, a princípio, na Vila dos Pescadores, organizando a coleta de óleo utilizado em frituras e separando os resíduos orgânicos dos inorgânicos. O programa está atrelado à evolução educacional dos participantes, que recebem ajuda de custo mensal até a obtenção de qualificação necessária para ingresso no mercado formal de trabalho. “Outras empresas devem aderir ao programa e chegaremos a mais de mil agentes”, afirmou Márcia Rosa.
Fonte: Cubatão/Melchior de Castro Junior