Os mercados globais podem ter subido acentuadamente desde que surgiram as notícias sobre uma possível vacina eficaz para o coronavírus, mas o mercado do petróleo não deve sentir quaisquer benefícios econômicos significativos até o próximo ano estar bastante avançado, disse a Agência Internacional de Energia (AIE) nesta quinta-feira.
No relatório mensal da agência, a AIE reduziu a previsão de consumo de petróleo para os próximos meses, agravando a previsão de queda da demanda em 2020 em 400 mil barris por dia, para 8,8 milhões de barris por dia, citando os ressurgimentos dos casos de covid-19 na Europa e nos EUA.
PUBLICIDADE
A agência também cortou as previsões de demanda nos terceiro e quarto trimestres de 2020, assim como para o primeiro trimestre de 2021, estimando ainda um aumento da oferta de mais de um milhão de barris por dia em novembro. A oferta da Líbia está se recuperando do bloqueio às exportações e a produção dos EUA está acelerando depois dos furacões de outubro.
Os novos confinamentos e o ressurgimento do vírus levaram a organização a cortar a previsão de procura do quarto trimestre em 1,2 milhões de barris por dia.
Fonte: Valor