A Vale pode anunciar investimentos em solo pernambucano. O presidente da mineradora brasileira, Roger Agnelli, esteve almoçando com o governador Eduardo Campos, ontem, no Palácio do Campo das Princesas, para dar início às negociações com o Estado. Ainda não foi informado o tipo de empreendimento que o grupo pretende erguer em Pernambuco, mas sabe-se que técnicos da empresa já levantaram estudos preliminares nas áreas de logística e indústria naval. Existe a possibilidade da participação em algum aporte no Complexo Industrial Portuário de Suape.
“Eles compram muitos navios, fazem transporte marítimo e navegação de cabotagem. Estão começando a inserir Suape nos seus estudos para rotas internacionais ou investimentos na área naval”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do terminal marítimo, Geraldo Júlio. Neste setor, outra chance é de que a empresa tenha algum interesse no terminal de granéis sólidos, cuja produção será escoada pela ferrovia Transnordestina. A malha é mais uma alavanca de novos aportes na promoção do desenvolvimento regional.
“Há ferrovias que estão no entorno do nosso Estado, no Sul e a Oeste. Elas podem ter uma ligação interessante porque colocaria o Estado interligado com uma malha ferroviária ainda maior do que a Transnordestina”, apontou Geraldo Júlio. Segundo ele, técnicos da mineradora também relataram potencialidades em Pernambuco para os setores de fertilizantes e de energias renováveis. Especialistas de cada área devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento para providenciar agendas específicas, possivelmente na próxima semana. “Ter investimentos de uma companhia como a Vale é importante para qualquer estado”, resumiu o secretário.
Fonte: Folha de Pernambuo(PE)
PUBLICIDADE