Centro de distribuição permitirá chegar à China em navio menor.
A Vale pode começar a operar um centro de distribuição de minério de ferro nas Filipinas no começo de 2012, dois anos antes de uma unidade similar na Malásia. A mineradora quer se aproximar de seu maior mercado, a China.
Ela está investindo mais de US$ 2 bilhões para construir uma frota de 19 supernavios (Valemaxes), com capacidade para 400 mil toneladas de minério cada um, para cortar gastos de entrega à China.
Como o país asiático mantém os portos fechados para os Valemaxes, o centro de distribuição permitirá o descarregamento em um grande navio de armazenamento no Subic Bay Freeport, disse uma fonte do porto.
O minério, então, seria transportado à China e a outros compradores asiáticos por meio de navios menores.
"Agora estamos só esperando a chegada dos navios de armazenagem e estamos em contato com a Vale em Cingapura por causa desse projeto", afirmou a fonte. "Devemos começar a operar no fim de janeiro ou começo de fevereiro."
Segundo a fonte, "o (porto) Subic é profundo o suficiente para receber essas embarcações. Tem uma localização muito privilegiada, é perto da China, Coreia do Sul e Japão, que são os maiores consumidores de minério de ferro na Ásia".
Funcionários da Vale em Cingapura e do porto não quiseram comentar o assunto.
Fonte: Folha de S.Paulo
PUBLICIDADE