A Vale está em negociações com a Bunge para comprar ativos da empresa no segmento de fertilizantes no Brasil, informaram as duas companhias na sexta-feira. A mineradora brasileira afirmou ainda que a transação não deve ultrapassar US$ 3,8 bilhões, conforme sua avaliação dos ativos negociados.
O negócio com a Bunge do Brasil, subsidiária da Bunge Limited, inclui a participação de 42,3% da empresa na Fosfertil, a maior produtora brasileira de matérias-primas para fertilizantes. Entretanto, as empresas destacam que nenhum acordo foi assinado ainda. O negócio, se confirmado, poderia representar além do fortalecimento da Vale no setor de fertilizantes uma volta ao passado: em 2003, a mineradora vendeu a sua participação na Fosfertil para a Bunge por R$ 240 milhões.
"O portfólio total de ativos compreende minas de rocha fosfática e unidades de produção de fertilizantes intermediários com base em fósforo (fosfatados) e nitrogênio (nitrato de amônio e uréia)...", explicou a Vale em comunicado ao mercado, sobre o que está em negociação além da Fosfertil.
A Bunge do Brasil é também uma das maiores empresas brasileiras do setor de alimentos, atuando na área de processamento de soja e trigo, além de cana-de-açúcar.
Questionada se os outros ativos, além das minas e da Fosfertil, estariam em negociação com a Vale, a Bunge informou que não poderia comentar nada além do que está no comunicado da Fosfertil. A estrutura da Bunge Fertilizantes não abrange somente minas e a Fosfertil.
ATIVOS. A companhia também atua em todas as etapas do processo produtivo, até a entrega final do produto, com mais de 3 mil funcionários. A companhia conta com marcas conhecidas como Manah, Ouro Verde e Serrana.
Na manhã da sexta-feira, a Fosfertil informou ao mercado que a Bunge negociava a alienação de sua participação majoritária na empresa de fertilizantes e de insumos químicos para a Vale. Acrescentou que a alienação, "caso consumada, não obriga a realização de oferta pública de aquisição de ações preferenciais de emissão da companhia".(Fonte: Jornal do Commercio/RJ)
PUBLICIDADE