O grupo tecnológico Wärtsilä e mais de 200 empresas finlandesas, organizações industriais, institutos de investigação e universidades formaram um consórcio para desenvolver soluções autônomas de equilíbrio de emissões zero para a geração de energia.
A Wärtsilä liderará esta colaboração de cinco anos conhecida como projeto “Wide & Intelligent Sustainable Energy” (WISE), que pretende construir um ecossistema escalável e introduzir geração de energia segura e autônoma com emissões zero.
PUBLICIDADE
O objetivo da Wärtsilä é oferecer conceitos flexíveis de usinas de energia autônomas com capacidade de operar 100% com combustível eletrônico, como hidrogênio verde e seus derivados, até o final de 2028.
O principal facilitador deste desenvolvimento será por infraestrutura digital, computação de ponta, gestão de energia e otimização do sistema. O ecossistema avaliará considerações comerciais e de entrega, juntamente com outras opções tecnológicas, para criar modelos de negócios viáveis, informou a Wärtsilä em comunicado.
Os parceiros investirão juntos 200 milhões de euros até 2028, dos quais a parte da Wärtsilä é de 100 milhões de euros.
O projeto foi iniciado pela Business Finland, uma organização pública subordinada ao Ministério dos Assuntos Econômicos e do Emprego.