Receba notícias em seu email

MSC

Abimaq apresenta emendas para desoneração da cadeia produtiva do pré-sal

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apresentou duas emendas parlamentares para o projeto de Lei 5.938, que trata do regime de partilha de produção das reservas da camada pré-sal.

O presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto, explicou que a primeira delas pede a isenção de impostos da cadeia produtiva da indústria, especialmente do PIS, Cofins e ICMS. De acordo com as estimativas do presidente da associação, a Petrobras seria desonerada em 30% com esta medida.

A outra emenda é dirigida às empresas estrangeiras que porventura venham explorar o pré-sal. A proposta é de que elas tenham um bônus de 30%, em óleo, calculado em cima daquilo que for comprado no Brasil em máquinas e equipamentos.

Aubert reconheceu que a desoneração do ICMS poderá ser criticada pelos Estados que, com a medida, deixariam de arrecadar. Para resolver a questão, ele sugeriu que a Petrobras criasse um fundo ? alimentado pela economia gerada pela desoneração ? que poderia ressarcir os Estados que perderam arrecadação. A outra compensação possível, apontada pelo presidente da Abimaq, seria a proveniente dos royalties do petróleo do pré-sal.

Aubert falou também do risco da taxa de câmbio atual promover uma "desindustrialização" em médio e longo prazo no país.

"O cambio tem que ser defendido como as fronteiras do país e a bandeira do Brasil. Nós estamos condenando a indústria brasileira, em curto e médio prazo, a uma desindustrialização que não tem mais volta. Eu não preciso ser um gênio financeiro para pegar dinheiro no Japão a custo zero e aplicar no Brasil a 8,75%", afirmou Aubert após defender juros mais baixos como um mecanismo de controle do câmbio. (da Redação)

 


PUBLICIDADE








Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira