Na Posidonia 2024, a ABS assinou um memorando de entendimento (MOU) com a HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering Co., Ltd. HD Hyundai Heavy Industries, Co., Ltd. e o Liberian International Ship & Corporate Registry (LISCR) para colaborar na aplicação de inteligência artificial (IA) para eliminar pontos cegos de segurança dos navios.
O MOU visa utilizar tecnologias avançadas para aumentar a consciência situacional dos marítimos. As técnicas poderiam, em última análise, apoiar uma maior autonomia a bordo.
PUBLICIDADE
“A segurança está no centro de tudo o que fazemos na ABS e este projeto tem um potencial significativo para o avanço da causa da segurança no mar. Permitir o suporte de IA aos marítimos para alta fidelidade e visibilidade de 360 graus de um ativo é potencialmente um divisor de águas”, disse Christopher Wiernicki, presidente e CEO da ABS.
Nos termos do acordo, a ABS poderá apoiar o projeto na qualificação de novas tecnologias, na aprovação de princípio, bem como no desenvolvimento de orientações de regras para fornecer diretrizes claras sobre requisitos técnicos, padrões de segurança e conformidade regulatória.
Jang Gwang-pil, vice-presidente da HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, disse: “Este acordo é de grande importância porque as soluções de navegação autônoma baseadas em IA e as soluções de automação institucional, que foram desenvolvidas pela HD Hyundai, deram um salto de a fase de aplicação em navios em etapas, e têm conseguido realizar pesquisas para melhorar a estrutura dos navios utilizando tecnologia de IA. Assumiremos a liderança no desenvolvimento de novos tipos de navios, ao mesmo tempo que melhoraremos a segurança dos navios e dos marinheiros através do desenvolvimento de tecnologia avançada.”