Até o final deste ano a Caixa Econômica Federal começa a operar a prmeira agência-barco do Brasil. A embarcação será construída pela empresa Wathernav, de Manaus (AM) com recursos próprios da Caixa. O contrato foi assinado em 21 de julho. A licitação foi
PUBLICIDADE
vencida através de pregão eletrônico.
A agência-barco da Caixa fornecerá atendimento no rio Solimões, no trecho Manaus-Coari. A escolha da região para a prática do piloto se deu pela quantidade de municípios e população envolvida. A área que será atendida abrange os municípios de Iranduba, Manaquiri, Manacapuru, Anamã, Beruri, Anori, Codajás e Coari, com cerca de 253 mil habitantes.
Além da rota da primeira agência-barco, que funcionará como uma espécie de piloto, a Caixa já diagnosticou 15 calhas de rios que também poderão receber este tipo de atendimento. As calhas são localizadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
O objetivo da unidade fluvial é ampliar as opções de prestação de serviços, além de promover o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão bancária, para as populações ribeirinhas que vivem nos municípios da Bacia Amazônica.
O barco, que funcionará como agência da Caixa, oferecerá os serviços de abertura de contas, atendimentos sociais (PIS, FGTS, Seguro Desemprego, CPF, Benefícios Sociais), habitação de interesse social, além de microcrédito produtivo orientado e produtos como Construcard Caixa e crédito por consignação.
A agência-barco também poderá viabilizar o suporte a ações de promoção à saúde.