Receba notícias em seu email

MSC

Alagoas apresentará nova proposta ao BNDES

O governo de Alagoas vai apresentar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma nova proposta de reestruturação da dívida do Estado, segundo ficou acertado entre o governador Teotonio Vilela e o presidente do banco, Luciano Coutinho, em reunião nesta última quinta-feira (17), no Rio de Janeiro. Segundo o governador, Coutinho vai conversar com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre esse pleito de Alagoas.

A nova tentativa de reestruturação da dívida de Alagoas através do BNDES foi uma sugestão da presidente Dilma Rousseff ao próprio governador Teotonio Vilela, no último encontro de governadores do Nordeste, realizado em Sergipe. A expectativa do governador alagoano é a de que o Estado venha a ter uma injeção de R$ 250 milhões de investimentos na área de infraestrutura, com essa dívida reestruturada.

Na pauta com o BNDES, o governador Teotonio Vilela, acompanhado dos secretários de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, e da Fazenda, Maurício Toledo, levou os projetos de financiamento do Grupo Prebuild, de Portugal, e do estaleiro Eisa, ao banco. “O presidente Luciano Coutinho autorizou a sua equipe técnica a receber as cartas consultas e os planos de negócios desses dois investimentos para Alagoas”, informou o governador.

Prebuild – O secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, disse que o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, mostrou entusiasmo com o projeto levado pelo presidente do Grupo Prebuild, João Leão. “Luciano Coutinho conheceu os investimentos do grupo em Portugal e em Angola e a proposta para Alagoas”, salientou. “O projeto de construção de fábricas em Alagoas foi elogiado por Coutinho pela dinamização econômica do projeto”, acrescentou, lembrando que o investimento no Estado é de 400 milhões de dólares.

O presidente do grupo português, João Leão, revelou ao secretário Luiz Otavio que se surpreendeu com a disposição do presidente do maior banco de fomentos do mundo em recebê-los por mais de uma hora para que ele pudesse apresentar pessoalmente a sua proposta. “Isso é prestígio pessoal do governador Teotonio Vilela e a credibilidade de seu governo”, declarou Leão, que recebeu sinalização do BNDES para ter todo o seu empreendimento financiado pelo banco.

Estaleiro Eisa – O governador Teotonio e seus secretários de Estado, Luiz Otavio e Maurício Toledo também defenderam, junto ao presidente do banco, uma linha de financiamento para o Estaleiro Eisa, com a presença do empresário German Efromovich. Segundo Luiz Otavio, Luciano Coutinho disse a German que o banco está disposto a financiar parte do empreendimento e que “todo e qualquer investimento” em Alagoas é importante, porque “o governo Teotonio está fazendo seu dever de casa, se organizando e trabalhando para reduzir as desigualdades sociais no Estado”.

O governo de Alagoas também vai apresentar ao banco, já autorizado por Coutinho, um documento solicitando colocar Alagoas nos investimentos a fundo perdido da instituição, para contratação de empresas que prestem consultoria e acompanhem os projetos do Estado, na área de planejamento, junto ao próprio BNDES e ao Banco Mundial.

“Saio daqui do BNDES satisfeito com o tratamento da presidenta Dilma e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para com os pleitos de Alagoas”, afirmou o governador Teotonio Vilela, ao final das reuniões que duraram mais de duas horas com Coutinho e a equipe técnica do banco. “O BNDES tem sido parceiro de Alagoas desde o nosso primeiro mandato”, destacou Teotonio.

Fonte: Agência Alagoas






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira