Navalshore 2024

ANP comprova óleo em área não-licitada perto de Iara

SÃO PAULO - A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) informou nesta terça-feira ter comprovado a existência de petróleo em área não-licitada localizada a nordeste do campo de Iara, no pré-sal da bacia de Santos.
"A descoberta foi comprovada a partir de amostragem de óleo leve (cerca de 28 graus API) por teste a cabo, em espessa coluna portadora de hidrocarbonetos nos reservatórios carbonáticos do pré-sal a partir de 5.400 metros de profundidade", informou a ANP em comunicado.
Não foram divulgadas estimativas para o volume de petróleo no local.
A agência disse que a comprovação de óleo foi feita por meio do poço 2-ANP-1-RJS, em local próximo ao bloco BM-S-11, operado pela Petrobras, onde além de Iara também está o campo de Tupi. O bloco pode conter até 12 bilhões de barris recuperáveis de petróleo.
A ANP contratou a Petrobras no ano passado para realizar perfurações em áreas não-licitadas com o objetivo de avaliar melhor a região e também encontrar reservas que possam ser incluídas na eventual operação de capitalização da Petrobras.
O governo enviou projeto de lei ao Congresso para capitalizar a estatal, em negócio em que receberia ações da companhia em uma troca indireta por direitos de exploração de reservas com até 5 bilhões de barris de petróleo.
A agência reguladora já havia informado em março ter encontrado indícios de petróleo por meio do mesmo poço 2-ANP-1-RJS.
"O poço encontra-se em perfuração no intuito de investigar as características geológicas das camadas mais profundas, esperando-se atingir a profundidade de 6.425 metros", acrescentou a nota.

Fonte:  Reuters/Marcelo Teixeira

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira