Receba notícias em seu email

MSC

ANP pretende iniciar oferta permanente de áreas exploratórias em 2018

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, disse na tarde desta terça-feira que o órgão regulador pretende iniciar no ano que vem a oferta permanente de áreas exploratórias. Neste mês, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou o mecanismo, que funciona como um modelo de oferta alternativo às rodadas de licitações, no qual as petroleiras possam arrematar novas áreas sem a necessidade de esperar os leilões anuais.

A ideia da agência é disponibilizar ao mercado um conjunto de ativos, sejam de áreas oferecidas e não arrematadas em leilões passados, sejam de áreas devolvidas à União. A partir da definição desse "cardápio", os ativos ficariam disponíveis para que as petroleiras manifestem, a qualquer momento, o interesse pelas áreas.


PUBLICIDADE



Oddone disse também que, independentemente da situação política do país, o interesse das petroleiras pelas áreas oferecidas pelo governo brasileiro este ano é grande. “O que tenho ouvido das empresas é que se trata de um mercado internacional, atrelado a preços internacionais de petróleo, que trabalha com contratos de longo prazo, que o Brasil tem tradição de respeitar contratos. Tudo isso cria um plano de fundo para que as rodadas sejam exitosas. É muito importante para nós que as rodadas deste ano sejam exitosas”, disse o diretor, durante apresentação na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Fonte: Valor






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira