A diretora da Agência Nacional do Petróelo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, voltou a expor a intenção da agência em realizar a 11ª Rodada de Licitação de Blocos de Petróleo ainda este ano. Segundo ela, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve autorizar o leilão em meados de julho.
A atual expectativa da ANP, segundo a diretora, é que o Poço de Libra – segundo poço que está sendo perfurado na camada pré-sal – tenha reservas equivalentes a 4,5 bilhões de barris, no entanto, esses poços não entrarão na 11ª Rodada. Ela ressaltou que, de acordo com estudos da ANP, 90% do petróleo do pré-sal estão na Bacia de Santos, enquanto, 10% na Bacia de Campos.
A executiva, que esteve nesta quarta-feira na reunião do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados, respondeu também a perguntas dos parlamentares relacionadas à segurança na perfuração do pré-sal. No entanto, Magda amenizou a questão, dizendo que os riscos são mínimos.
– Quando a gente atravessa uma rua, não pode garantir que não vai ser atropelado. Quando a gente anda de avião, não pode garantir que não vai cair, mas a gente minimiza os riscos –, disse.
A diretora divulgou também que representantes da ANP vão viajar até os Estados Unidos para conhecer as áreas afetadas e observar as ações da British Petroleum (BP) para conter o vazamento de petróleo que atingiu o Golfo do México.
Fonte: Correio do Brasil/Agência Rio de Notícias - do Rio de Janeiro
PUBLICIDADE