Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Petrobras divulgarão hoje o volume das reservas do campo de Libra, que pode ser o dobro de Tupi. Anúncios são entrecortados por declarações ufanistas de Lula
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Petrobras divulgarão por volta das 14h de hoje o volume das reservas do campo de Libra, que, segundo a consultoria internacional de energia Gaffney, Cline & Associates, no cenário mais otimista pode alcançar 16 bilhões de barris de óleo, o dobro de Tupi. Isso a dois dias das eleições, depois de uma semana intensa de divulgações marcantes da Petrobras.
Os anúncios da petrolífera brasileira têm sido entrecortados por declarações cheias de ufanismo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse, ontem, que a Petrobras é mais importante do que o Carnaval e o futebol.
Os críticos observam que mesmo a agenda técnica da estatal está marcada por conteúdo eleitoral.
Na última quarta-feira, durante o seminário Pré-Sal: o futuro do Brasil, realizado na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), no Recife, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, interrompeu o evento para fazer uma observação. Primeiro, mencionou que a data era de aniversário de Lula. Em seguida, anunciou a descoberta de petróleo no Nordeste.
“O presente que a gente deu a ele foi a descoberta de petróleo em Sergipe e o início da operação de Tupi”, comemorou Gabrielli.
O economista Gustavo Maia Gomes, um crítico do governo, estava no evento.
“Fui participar do que deveria ter sido uma palestra, na Fiepe, e fiquei sabendo pelo presidente da Petrobras que era aniversário de Lula. O que isso tem a ver com um evento técnico sobre o pré-sal? O Brasil virou uma geleia geral e tudo é campanha política”, comenta Maia Gomes.
O início da operação do campo de Tupi, a 300 quilômetros da costa brasileira, ocorreu ontem. Tupi é o primeiro do pré-sal a ter sua exploração comercial iniciada. O presidente Lula esteve lá. Foi onde colocou a Petrobras acima do futebol e do Carnaval.
Na lista de eventos da semana, a petrolífera contabilizou duas inaugurações – uma delas com direito até a presença de Lula –, dois anúncios de patrocínios a projetos sociais e ambientais, o anúncio da descoberta da presença de petróleo leve na costa de Sergipe.
Como se não bastasse tudo isso, hoje haverá a divulgação das reservas de Libra.
Apesar das expectativas de que o novo campo pode chegar a 16 bilhões de barris de petróleo, a consultoria Gaffney, Cline & Associates também traçou um cenário mais moderado, de que pode ser 7,9 bilhões de barris. Nessa hipótese, apenas 13% do óleo seria recuperável.
Fonte: Jornal do COmmercio (PE)
PUBLICIDADE