Receba notícias em seu email

Navalshore

Araçatuba pode receber estaleiro, afirma Dilma

Jean Oliveira e Aline Galcino
Araçatuba - Atualização: 20h08 - A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou nesta quarta-feira (10), durante coletiva no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba, que a cidade é forte candidata a receber um estaleiro do governo federal para construção de barcaças, visando a hidrovia Tietê-Paraná. O edital foi assinado durante solenidade na própria Feicana/Feibio.
Acompanhada por Sérgio Machado, presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, Dilma disse que Araçatuba tem forte potencial técnico e político para receber a obra. Técnico por estar localizada em área central do Estado, às margens do rio Tietê; e político por causa do que ela chamou de empenho do prefeito Cido Sério, que é do seu partido, o PT.
Assista videorreportagem sobre a visita da ministra em Araçatuba:
CAMPANHA POLÍTICA
Dilma não quis responder a uma pergunta sobre ser garota propaganda do etanol, como faz o presidente Lula, caso seja sua sucessora. Ela alegou que não falaria sobre candidatura porque já responde a 15 processos por causa disso.
SEM CRÍTICAS
Ao fim da coletiva na Feicana/Feibio, a pré-candidata afirmou, sob aplausos de partidários, que a imprensa não iria tirar dela uma crítica sequer a Lula após várias perguntas sobre o relacionamento do presidente com Cuba. E enfatizou: "Lula devolveu ao Brasil o orgulho de ser brasileiro".
DAMASCO
Dilma visitou o estande do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), onde ficou em uma sala reservada e comeu damasco e maçã. Depois, tomou água com hortelã e café e posou para fotos. Ela visitou também os estandes da Transpetro e da Prefeitura.
HOMENAGEM
O reitor do Unitoledo (Centro Universitário Toledo) de Araçatuba, Bruno Toledo, entregou à ministra os dois troféus que ela recebeu na série de prêmios 'Essas Mulheres Maravilhosas', promovido em parceria com a Folha da Região. Dilma foi vencedora neste ano e em 2009, mas não pôde vir à cidade receber as honrarias.
DISCURSO
Durante solenidade de assinatura do edital para compra de 20 comboios com barcaças e empurradores para fazer o transporte do etanol pelo rio Tietê, Dilma fez um discurso de 42 minutos. Ela falou sobre os programas do governo federal, como o "Minha Casa, Minha Vida", e destacou a importância do setor bioenergético e a hidrovia.
A ministra deixou o recinto de exposições às 19h45, seguindo para o aeroporto de Araçatuba, de onde viajaria para Brasília (DF)
ATRASO
Dilma chegou em Araçatuba por volta de 15h55, com 1h30 de atraso. Ela estava em Cubatão (SP), acompanhando o presidente Lula na inauguração da Usina Termelétrica Euzébio Rocha.
No aeroporto local, foi ovacionada com gritos de "Olé, olá, Dilma, Dilma!". Ela parou para acenar ao público e receber documentos.
Dilma estava sendo aguardada por aproximadamente 250 pessoas, entre membros do próprio PT, do PSB e de 100 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Claudemir Silva Novaes, membro da liderança regional do MST, afirmou que planejava reunir 500 pessoas para receber a pré-candidata, mas conseguiu apenas 100. Ele explicou que o movimento faz questão de estar no aeroporto para demonstrar apoio à candidatura da ministra.
CARTA
A pré-candidata a deputada estadual Diolinda Alves de Souza (PCdoB), mulher de José Rainha Júnior, dissidente do MST, conseguiu uma rápida reunião com a ministra. Ela entregou uma carta de compromisso assinada por nove movimentos sociais que prometem trabalhar em sua campanha eleitoral. "Temos a certeza que com uma mulher no comando do Brasil ficaremos seguros", declarou Diolinda.
RESIDENCIAL
Dilma cancelou a participação na solenidade de entrega das chaves das casas do Residencial Vitória, construído no bairro Rosele pela Prefeitura para abrigar 38 famílias que vivem no Beco da Esperança. (fonte: Folha da Região)

 


PUBLICIDADE



 

 

 

 






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira