RIO - Após adquirir quatro blocos na Bacia do Paraná no ano passado, o consórcio Petra Energia/Copel/Bayar/Tucumann quer incorporar o campo de Barra Bonita a seu portfólio. O campo faz parte do pacote de dez áreas inativas devolvidas pela Petrobras que está sendo ofertado pela Agência Nacional do Petróleo a pequenos e médios produtores.
Uma fonte ligada ao consórcio informou ao Valor que a aquisição já está na pauta de discussão dos sócios, que têm até 3 de outubro para formalizar o interesse pelo ativo à ANP.
As empresas envolvidas acreditam que o reservatório de gás natural de Barra Bonita se interliga a um dos blocos arrematados pelo consócio na 12ª Rodada de Licitações da ANP, no ano passado. Na ocasião, a Petra Energia (30%), Copel (30%), Tucumann (10%) e Bayar (30%) adquiriram os blocos PAR-T-300, PAR-T-308, PAR-T-309 e PAR-T-321.
O campo de Barra Bonita foi descoberto em 1996 e foi a primeira acumulação comercial de gás da Bacia do Paraná. A área, no entanto, nunca produziu.
O plano inicial era escoar o gás natural em forma de gás comprimido em caminhões, mas o projeto dependia da construção de uma rodovia pelo governo do estado que nunca saiu do papel. O volume descoberto não justificou a construção de gasoduto e o campo Barra Bonita foi devolvido ano passado.
A Petrobras estima volumes originais in situ de 2,7 milhões de m³ de condensado e 1,33 bilhão de gás não associado. Os testes nos dois únicos poços perfurados no campo atestaram vazões da ordem de 200 mil m3/dia cada um. Os dois poços existentes já estão equipado, um deles fechado com tampão de cimento, mas ambos aptos a iniciar a produção.
(Fonte: Valor Econômico/André Ramalho
PUBLICIDADE