A BAE Systems, em parceria com as Universidades de Strathclyde e Southampton, lançou um projeto para promover inovação sustentável em navios de defesa. O objetivo é reduzir o impacto ambiental e melhorar a eficiência energética das plataformas marítimas de defesa. O projeto TIDE (Technology Innovation for Defence-platform Energy-efficiency) explora tecnologias inovadoras em design naval, como otimização do consumo de energia, novos materiais, e tecnologias avançadas para criar navios mais eficientes.
“Utilizar a energia da forma mais eficiente possível, seja num novo projeto ou na adaptação de uma plataforma em serviço, exige que avaliemos a tecnologia que está em constante evolução. Como combinar uma série de tecnologias sustentáveis e, em última análise, escolher o projeto ideal para o navio e as suas necessidades operacionais? É por isso que o TIDE está desenvolvendo modelos digitais e analisando possíveis tecnologias futuras, que nos darão uma base de dados bem fundamentada para orientar as escolhas de concepção”, explicou Cathy Davis, diretora de sustentabilidade da BAE Systems.
PUBLICIDADE
Entre as tecnologias em análise estão melhorias hidrodinâmicas, novos designs de casco, propulsores de alto desempenho, revestimentos biológicos e sistemas de armazenamento de energia que utilizam calor residual. A equipe do TIDE está aplicando e testando essas inovações em plataformas como a Adaptable Strike Frigate da BAE Systems para avaliar seu impacto em projetos futuros de navios militares. O projeto é apoiado por entidades como o Instituto Nacional de Manufatura da Escócia e o Hunter Centre for Entrepreneurship da Strathclyde Business School.