RIO – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai desembolsar R$ 750 milhões para a indústria de fornecedores de bens e serviços no setor de petróleo e gás, informou o chefe do Departamento da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás do BNDES, Ricardo Cunha.
Os recursos serão liberados no âmbito da nova linha do banco para o setor, lançada no quarto trimestre do ano passado, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores de Bens e Serviços relacionados ao setor de Petróleo e Gás Natural – BNDES P&G.
Até 2015, a previsão do BNDES é de que sejam desembolsados R$ 4 bilhões dentro dessa linha, com o fortalecimento da indústria de petróleo e gás no Brasil, impulsionado pelas boas perspectivas de exploração e produção no setor.
Mas, para Cunha, é provável que os recursos se esgotem antes de 2015. Isso porque o banco espera incluir na modalidade operações indiretas automáticas de financiamento, mais ágeis na aprovação de recursos do que as operações diretas e indiretas não automáticas já contempladas no programa. “Se os recursos não forem suficientes até 2015, não vejo problema para o banco aumentar a dotação orçamentária ”, afirmou Cunha.
Ao mesmo tempo, o BNDES estuda, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), elaboração de nova linha de financiamento voltada apenas a empreendimentos em inovação tecnológica na cadeia de fornecedores de petróleo e gás.
(Fonte:| Valor Econômico/Alessandra Saraiva)
PUBLICIDADE