Para a aquisição da BSCO 01 foram investidos cerca de US$ 6 milhões, com financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM). A principal característica desse tipo de embarcação é a versatilidade para o transporte de passageiros e cargas, atendendo a um leque de necessidades operacionais. Está equipada com propulsores a jato d’água, motores Caterpillar C32 de 4.800 BHP, podendo navegar até 29 nós dentro de todos os padrões de segurança, guiada por modernos equipamentos de navegação.
PUBLICIDADE
A embarcação, que terá como base o porto de Paracuru (CE) a partir de abril, tem capacidade para transportar 30 metros cúbicos de água, 30 metros cúbicos de óleo, 60 toneladas de carga geral e 60 passageiros. A BSCO 01 estará à disposição da Petrobras durante o período de contrato, 24 horas por dia, 365 dias por ano, ligando o porto e as plataformas da região.
Segundo Fernando Cesar Barbosa, presidente da Brasil Supply, esse projeto é de grande relevância para o aquecimento da indústria naval brasileira e geração de novos empregos nas regiões Nordeste e Sudeste. Assim como a BSCO 01, as futuras embarcações da Brasil Supply serão construídas em estaleiros brasileiros e utilizarão mão de obra nacional.