O Bureau Veritas (BV) lançou as suas primeiras regras de classificação para navios movidos a hidrogênio (NR678). A iniciativa objetiva apoiar o desenvolvimento seguro da propulsão a hidrogênio no setor marítimo.
As regras descrevem os requisitos técnicos para o abastecimento seguro, armazenamento, preparação, distribuição e utilização de hidrogênio como combustível para geração de energia a bordo de navios. Abordam também os desafios associados ao transporte e à utilização do hidrogênio, como a sua elevada inflamabilidade e a necessidade de armazenamento sob condições de alta pressão ou baixa temperatura. As regras abrangem sistemas de monitorização e controle, bem como medidas de segurança relativas a fugas de hidrogênio, incêndios ou explosões.
PUBLICIDADE
As regras foram elaboradas para garantir projetos e configuração seguros de máquinas, motores, tanques de combustível e outros sistemas a bordo. E fornecem diretrizes para a ventilação de áreas perigosas, sistemas de ventilação e alívio de pressão, e a implementação de sistemas de monitoramento e segurança, incluindo detecção de gases e vapores.
Além dos navios movidos a hidrogênio, as regras também abrangem navios “preparados para hidrogênio”, concebidos para utilizarem o combustível numa fase posterior.
Estas regras de classificação complementam a nota de regra existente do BV (NR 547) sobre sistemas de energia de células de combustível a bordo de navios, que foi lançada em 2022 para atender ao crescente interesse na indústria marítima. A BV afirma estar atualmente envolvida em aproximadamente 10 projetos relacionados ao hidrogênio como combustível, que vão desde seu uso como principal fonte de propulsão para navios menores até sua função como energia auxiliar para embarcações maiores.