Canadá pode ajudar produção potiguar

O Rio Grande do Norte recebeu até ontem uma missão de empreendedores canadenses, que vieram trocar informações acerca da produção de petróleo e gás natural em terra. Os representantes de cinco empresas da província de Alberta, que atuam em atividades como o transporte de sondas e cuidados necessários para evitar vazamentos partiram ontem para a Bahia e em seguida visitarão também a Argentina.

A missão foi motivada por um conhecimento prévio das potencialidades do Rio Grande do Norte, ocorrida através da participação de empresários canadenses em uma feira na capital potiguar, no ano de 2006, dedicada à produção de petróleo e gás natural em terra, a Brazil Onshore.

O representante da província canadense de Alberta, Fabrício Lima, diz que o Governo da província optou por vir ao nordeste brasileiro por ter muito a oferecer na indústria petroleira com produção em terra, já que Alberta é internacionalmente conhecida como celeiro de novas tecnologias nessa indústria. “O foco é apoiar as empresas de Alberta, exportar seus equipamentos e serviços para o Brasil, ao mesmo tempo em que damos apoio também à indústria local”, afirma.

Fabrício Lima explica que apesar de a produção em terra do RN vir caindo ao longo dos últimos anos, o estado ainda é interessante para Alberta. Isso ocorre pela província canadense ser referência no desenvolvimento de tecnologias capazes de aumentar o fator de recuperação de campos maduros em terra. “Se o Rio Grande do Norte tem produção onshore e ela está caindo, aí é que os potiguares precisam de Alberta, já que temos excelência em fazer com que os campos maduros produzam cada vez mais. É um fator extra para fazer com que haja o fortalecimento no intercâmbio entre essas localidades”.

Fonte: Tribuna doNorte (RN) Natal



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira