Está prevista para sexta-feira a saída do casco da plataforma P-55 do complexo industrial portuário Suape, em Pernambuco, para iniciar o deslocamento até Rio Grande. A previsão é de que o casco chegue ao polo naval gaúcho, onde a plataforma de petróleo será finalizada, no dia 10 de janeiro.
Conforme a assessoria de imprensa da Petrobras, durante o próximo ano serão realizados em Rio Grande o acoplamento do deckbox (convés), as montagens de módulos, dos sistemas de geração, de processamento e exportação do óleo e gás, integração física dos sistemas e comissionamento final.
Do tipo semissubmersível, a P-55 será instalada no campo gigante de Roncador, na Bacia de Campos. A plataforma terá uma capacidade de produção de 180 mil barris diários de petróleo e compressão de 6 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Além dessa estrutura, o polo naval de Rio Grande tem como demandas confirmadas a construção, montagem de módulos e integração da plataforma P-63; a conversão do casco, construção e montagem de módulos da plataforma P-58 e a construção e montagem de oito cascos para FPSOs (complexos que produzem e armazenam petróleo).
O polo naval gaúcho vive ainda a expectativa se irá absorver parte da realização de 21 navios-sonda encomendados pela Petrobras. De acordo com a estatal, o processo licitatório para a contratação dos navios-sonda encontra-se em fase de negociação com a licitante melhor classificada.
Fonte: Jornal do Commercio (RS)
PUBLICIDADE