A Caterpillar Marine, fabricante de motores com sede em Houston, EUA, assinou um memorando de entendimento (MoU) com o grupo holandês Damen Shipyards para avançar no desenvolvimento de seus motores marítimos Cat 3500E bicombustíveis a metanol, visando a disponibilização das primeiras unidades em 2026.
Através deste acordo, a Caterpillar Marine planeja implantar o primeiro conjunto de motores marítimos 3500E para demonstração em campo em dois anos.
PUBLICIDADE
Os motores marítimos Cat 3500E utilizarão tecnologia inovadora de duplo combustível que aproveita sistemas de combustível diesel e suporta combustível de baixa pressão – abaixo de 10 bar – nas embarcações. O motor Cat 3500E bicombustível a metanol tem como objetivo o mesmo desempenho e durabilidade do atual motor diesel 3500E, ao mesmo tempo em que atende aos padrões de emissão e fornece 100% de potência.
“Estamos aproveitando nossa profunda experiência em duplo combustível para ajudar a reduzir as emissões na indústria marítima”, disse Brad Johnson, vice-presidente e gerente geral da Caterpillar Marine. “Estamos ansiosos para colocar os primeiros motores de demonstração Cat 3500E na água com os estaleiros Damen em 2026.”
Andres Perez, gerente global do Segmento de Rebocadores da Caterpillar Marine, observou: “Estamos expandindo a flexibilidade de combustível da plataforma 3500E para oferecer aos clientes uma gama mais ampla de opções para navegar na transição energética. A flexibilidade do combustível é fundamental para ativos preparados para o futuro. Esta tecnologia permitirá que os proprietários adotem o combustível de sua preferência quando as condições forem adequadas, sem ter que construir um novo ativo ou enfrentar retrofits com custos proibitivos.”