A Tenaris inaugurou em abril o seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão-RJ. “O investimento de US$ 39 milhões foi motivado pela oportunidade estratégica de participar do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil. As imensas reservas energéticas, a exemplo do pré-sal, apresentam desafios sem precedentes para a indústria e demandam operações seguras e eficientes, que respeitem o meio ambiente”, explica Renato Catallini, Presidente da Tenaris no Brasil.
Em uma área total de 4.013 metros quadrados, com 2.880 metros quadrados construídos, o centro estará dedicado ao desenvolvimento de produtos e tecnologias para OCTG, Linepipe e outros mercados, como automotivo, nuclear, de mineração e de construção estrutural, além do aperfeiçoamento dos produtos que são oferecidos hoje no Brasil. O Plano de Investimentos da Tenaris em curso no Brasil chega a US$ 370 milhões, focado principalmente em melhorias nas linhas de produção de tubos, revestimentos e Conector TenarisHydril BlueDockTM, e na oferta de Serviços para OCTG.
PUBLICIDADE
A Tenaris trabalha também com parceiros estratégicos como a Usiminas para o estudo de tecnologias para a exploração offshore, contribuindo com o aumento de conteúdo local dos projetos no País. Um exemplo é o Aço X65 Sour Service, próprio para ambientes corrosivos. O material foi desenvolvido em parceria com a produtora nacional de aços e está aprovado pela Petrobras, que também participou do projeto.