O projeto da Unidade de Construção Naval (UCN) da OSX, empresa do setor naval offshore do grupo EBX, no Complexo Industrial do Superporto do Açu, prevê metas sustentáveis de engenharia para construção e utilização de suas instalações. Os três prédios administrativos do empreendimento – edifício central, refeitório e centro de treinamento – estão sendo planejados já de acordo com requisitos que visam a obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
PUBLICIDADE
Segundo a empresa, a modalidade Multiple Building dessa certificação é inédita no Brasil e é exatamente nessa categoria que a OSX visa ser qualificada, pois ela se refere à certificação conjunta de prédios de um mesmo empreendimento.
A certificação LEED é oferecida pelo Conselho Americano de Construção Sustentável, que promove as chamadas práticas “verdes” de engenharia. Para ser certificado, o projeto da OSX deve adotar e cumprir estratégias que vão desde a busca por eficiência energética, passando pela economia de água, melhoria do ambiente interno e redução das emissões de CO2. Além da inerente preocupação com o meio ambiente, a iniciativa trará benefícios para o empreendimento, como economia de 30% a 35% no consumo energético total e melhoria do gerenciamento de riscos. As obras de construção do estaleiro estão previstas para começar ainda neste semestre e devem ser concluídas em dois anos.
Da redação