RIO - A diretora da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, afirmou que a americana Chevron, operadora do poço de Frade, na bacia de Campos, ainda não comprovou a “plena eficiência” dos dois tampões de cimento colocados para abandonar o poço que vazou grande quantidade de óleo na costa do Rio de Janeiro. Magda acredita que, até semana que vem, já deva ter uma situação mais bem definida em relação ao assunto.
“O que a gente tem agora é que esses perfis de cimentação não estão sendo suficientes para nos mostrar a perfeita integridade desses tampões de cimento”, disse Magda, durante cerimônia em homenagem ao diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, que deixa o cargo no próximo dia 11. O evento aconteceu na sede da agência reguladora, no centro do Rio de Janeiro.
Magda explicou que a Chevron afirma ter concluído a colocação dos dois tampões. “Mas nós queremos ser convencidos de que esses tampões estão garantindo a plena cimentação do poço”, disse. Segundo ela, estão previstas ainda a colocação de mais dois tampões, com 350 metros cada um.
“Ela tem que provar para nós que o que ela fez está certo e ela não conseguiu provar para nós que o que ela fez está completamente certo”, disso Magda. Ela frisou que a fonte primária está controlada e não confirmou que a não integridade dos tampões, colocados no fundo do mar, possam causar um novo vazamento na região.
De acordo com Magda, caso a companhia não consiga comprovar a eficiência das ações para o abandono do poço, a ANP deverá “fazer contingências adicionais, como por exemplo, monitorar o poço para sempre”, citou. Além disso, a diretora também considera a possibilidade de fazer outra perfuração ao lado do poço para diminuir a pressão do reservatório.
Magda destacou que, a última notícia que teve, era que a mancha no oceano estava com 800 metros por 300 metros de área e que não era contínua. A diretora disse que equipamentos no fundo do mar estão recolhendo as “pequenas godas” residuais que ainda estão se desprendendo.
Fonte: Valor / Marta Nogueira
PUBLICIDADE