NOVA YORK - A petroleira norte-americana  Chevron anunciou nesta última sexta-feira, 26, que planeja retomar a produção  em quatro poços no Campo de Frade, na Bacia de Campos, "lentamente",  após a extração ter sido interrompida depois do vazamento registrado em  março de 2012. A meta é elevar o volume produzido para 5 mil barris de  petróleo por dia até o fim do ano, de acordo com a diretora financeira  da empresa, Patricia Yarrington.
Por conta do derramamento de  óleo, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis  (ANP) multou a Chevron em R$ 50 milhões, mas a companhia recebeu um  desconto de 30% por não entrar com recurso, desembolsando R$ 35 milhões  em setembro. A ANP liberou a documentação de segurança operacional para a  plataforma da Chevron no Campo de Frade no dia 14. Antes do vazamento, o  campo produzia cerca de 60 mil barris de petróleo por dia.
A  petroleira norte-americana tem 51,74% de participação em Frade. Os  outros parceiros são a Petrobras (30%) e a Frade Japão Petróleo Ltda,  uma joint venture entre a Inpex Holdings Inc., Sojitz e Jogmec (18,26%).  
Fonte: Agencia Estado/Dow Jones
PUBLICIDADE

















