RIO - A Chevron informou hoje (15) que recebeu aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para injetar o terceiro tampão de cimento no poço de avaliação no qual ocorreu o vazamento de óleo no campo de Frade, na bacia de Campos.
Segundo a companhia, o processo “será realizado em breve”. Na semana passada, a diretora da ANP Magda Chambriard manifestou algumas dúvidas sobre a eficácia dos tampões já colocados.
“A colocação do tampão é parte do processo de selamento permanente e de abandono do poço”, disse a nota enviada pela empresa.
A petroleira também informou que já instalou quatro equipamentos de contenção em Frade. São contêineres que capturam o óleo residual que emerge das linhas de afloramento do leito marinho. Dois novos equipamentos estão programados, segundo a empresa, para serem instalados esta semana. A Chevron também afirmou ter lançado boias para documentar a direção e a velocidade das correntes marinhas no local.
“Os dados coletados mostram que as correntes continuam levando a mancha, já reduzida, para longe da costa”, disse a companhia, acrescentando que o volume atual da mancha é de menos de um barril, de acordo com medições realizadas hoje.
Fonte: Valor / Rafael Rosas e Claudia Schuffner
PUBLICIDADE