Navalshore 2024

Cid avalia ações para refinaria

Governador vai levar o que já foi feito pelo Estado, enquanto a Petrobras mostra calendário de ações
Amanhã, o governador Cid Gomes se encontrará, com a diretoria da Petrobras no Rio de Janeiro, onde discutirá temas relacionados à instalação da refinaria Premium II no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). "Vamos fazer uma avaliação, vamos dizer para eles o que é que já foi feito aqui no Estado, no que concerne ao nosso principal objetivo, que é a identificação e disponibilização da área de dois mil hectares apontada por eles [a Petrobras].
E vamos saber deles como é que anda o calendário de ações que dizem respeito a sua responsabilidade. É uma reunião normal, de rotina, de trabalho", explica o governador.
Cid confirmou que é "absolutamente possível e provável" que o terreno no Pecém para a usina seja desapropriado até junho, como informado pelo Diário do Nordeste na edição do último dia 20.
MP 472
A decisão que o governo Federal em rever o texto da Medida Provisória (MP) nº 472, de 15 de dezembro, traz benefícios financeiros para a indústria de refino no País na medida que favorece a indústria nacional e a compra de seus produtos em detrimento dos itens importados. A MP 472 concede isenção de tributos federais para a compra, doméstica ou externa, de bens destinados a projetos de refino de petróleo, petroquímicos e de produção de fertilizantes (ureia e amônia) a partir de gás natural. A mudança excluirá a isenção de Imposto de Importação (II) para bens importados que tenham similares nacionais. A informação foi dada pelo secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Martins Almeida, por intermédio da assessoria de imprensa ao jornal Valor na semana passada. A medida isenta de PIS/Pasep, Cofins e IPI os componentes para unidades de refino, petroquímicas e de fertilizantes a partir de gás natural comprados na indústria nacional. Para importação, a isenção também inclui o Imposto de Importação.
BNDES na pauta
O governador também se reunirá com a direção do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). "Nós temos com o BNDES uma carteira extensa, que prevê muitos financiamentos, de ampliação do Porto do Pecém até construção de centro de educação infantil, passando por uma série de outros financiamentos. Vamos fazer um check-list de como andam todas as operações, e o que a gente pode fazer pra agilizar, tanto de nossa parte, quanto da parte deles", diz.(Fonte: Diário do Nordeste/CE)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira