A CMA CGM assinou carta de intenções com o estaleiro indiano Cochin Shipyard Limited (CSL) para a construção de seis porta-contêineres de última geração movidos a gás natural liquefeito (GNL). O projeto será executado em cooperação técnica com a construtora naval coreana HD Hyundai Heavy Industries. Os novos navios, cada um com capacidade para 1.700 TEUs, poderão operar com GNL e terão capacidade para o uso de combustíveis de baixo carbono, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Segundo a CMA CGM, as novas unidades se enquadram na meta do grupo de Carbono Zero Líquido até 2050. O grupo destacou que os navios serão entregues de 2029 a 2031, em linha com a estratégia de renovação da frota e transição energética do grupo. A empresa afirmou que será a primeira grande transportadora estrangeira a encomendar navios de GNL na Índia, sob cuja bandeira serão registrados.
PUBLICIDADE
A CMA CGM acrescentou que a encomenda das novas embarcações faz parte do projeto de se aproximar da Índia e de seus projetos nacionais, incluindo o ‘Make in India1’ e ‘Atmanirbhar Bharat2’. O grupo explicou que está investindo em toda a cadeia de valor marítima indiana, abrangendo terminais estratégicos, serviços marítimos e construção naval, além de registro de embarcações com bandeira indiana.
Ao mesmo tempo, a empresa entende que está aprimorando o emprego marítimo local por meio da expansão das operações de tripulação e pessoal na Índia. A CMA CGM pretende registrar, este ano, quatro embarcações sob o registro indiano. A empresa informou que vai recrutar 1.000 marítimos indianos até o fim de 2025 e que planeja incorporar mais 500 em 2026.