CMA CGM encomenda 12 porta-contêineres movidos a metanol

Uma dúzia de porta-contêineres movidos a metanol com capacidade para 13.000 TEUs foi encomendada à Hyundai Samho Heavy Industries recentemente. A holding empresa, a Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, disse em um comunicado que um “cliente europeu” encomendou novas construções para entrega até dezembro de 2026. Fontes da indústria indicam que a CMA CGM é o cliente.

O valor total do contrato é estimado em US$ 2,05 bilhões.

A última encomenda levaria a carteira de encomendas da CMA CGM para 101 navios, para mais de 972.000 TEUs, ultrapassando a do grupo Cosco (incluindo a OOCL) e colocando-a logo atrás da carteira de encomendas do armador líder de mercado, a MSC, com mais de 1,8 milhão TEUs.

PUBLICIDADE

MCI


 

As novas construções são o segundo conjunto de navios movidos a metanol que a CMA CGM encomendou, aumentando o número total de tais navios na carteira de pedidos da transportadora francesa para 18.

Em agosto passado, a CMA CGM encomendou seis navios movidos a metanol de 15.000 TEUs na construção naval de Dalian, na China, para entrega durante o segundo semestre de 2025. A CMA CGM acredita que não há um único combustível que possa atingir a meta da indústria de alcançar carbono zero em 2050, e que todos os elegíveis devem ser explorados.

A CMA CGM já possui 31 navios prontos para e-metano em sua frota e pretende ter 77 até o final de 2026.

Em setembro, a CMA CGM lançou um fundo de US$ 1,5 bilhão para acelerar seu movimento em direção à descarbonização, investindo na produção industrial de novos combustíveis e soluções de transporte de baixa emissão nos negócios do grupo, que incluem serviços de frete marítimo, terrestre e aéreo.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira