Navalshore 2024

Collor: 'Iniciativa privada deveria seguir exemplo da Petrobras'

O senador Fernando Collor (PTB-AL) elogiou a atuação da Petrobras no trabalho que vem desenvolvendo por meio de programas como Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo) e/ou de investimentos em laboratórios de universidades públicas, visando à qualificação de profissionais para o setor. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer aos investimentos realizados em laboratórios da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lembrando que no curso de Engenharia da UFAL obteve a nota máxima de avaliação junto ao Ministério da Educação e está classificado em 11º lugar entre os melhores do país. Por outro lado, o senador criticou o "pequeno interesse" demonstrado pelo setor privado em contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.
Na avaliação do presidente da CI, o setor privado, especialmente grandes empresas como a Vale do Rio Doce, deveriam copiar o exemplo da Petrobras e investir mais na formação de técnicos e engenheiros para garantir o desenvolvimento do Brasil. “A falta de preocupação do setor privado não é uma atitude patriótica e nem inteligente”, afirmou Collor.
O senador advertiu para o iminente apagão de quadros profissionais no setor de engenharia no país, caso não sejam tomadas medidas urgentes. Ele lembrou que hoje, diante de programas como o Pré-sal, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do avanço de áreas como que vem se verificando no setor de mineração e infraestrutura de um modo geral, tem ocorrido uma grande demanda por profissionais qualificados, que não estão sendo encontrados no mercado brasileiro.
Para o senador Fernando Collor é muito importante que a iniciativa privada participe da formação de recursos humanos e evite o caminho mais fácil, que seria o de trazer para o Brasil técnicos vindos do exterior.
Collor também criticou a falta de sensibilidade do mundo acadêmico na formação de novos cursos. Como exemplo, o senador citou o caso da USP Leste, que criou vários cursos na área de hotelaria, turismo e gastronomia, mas nenhum na área de tecnologia e engenharia.
As observações foram feitas pelo senador Fernando Collor durante o 6º Painel da Agenda 2010-2015 Recursos Humanos para Inovação e Competitividade, realizado na noite desta segunda-feira (12/4) pela Comissão de Infraestrutura, que debateu sobre o tema “Desafios, Necessidades e Perspectivas na Formação e Capacitação de Recursos Humanos para a Prospecção e Exploração Mineral".

Fonte: Primeira Edição

PUBLICIDADE




   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira