Integram a programação do evento a X Semana de Tecnologia, o IX Concurso de Inovação, uma exposição e uma série de palestras. Os temas abordados serão: “Capacitação do tecnólogo naval e o mercado de trabalho”, “Logística de portos e vias navegáveis”, “Empresas de navegação e transportes”, “Classificação e legislação marítima” e “Construção naval”. Já o concurso terá como tema “Barcaça de transporte de etanol”.
PUBLICIDADE
O evento acontece entre os dias 24 e 27 de agosto e será encerrado com um baile.
Os cursos, implementados pela resolução do Unesp em 13 de junho de 1990, foram criados, a princípio, com os nomes de “Tecnologia em Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial” e “Tecnologia em Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial”. A atual nomenclatura, mais objetiva, foi adotada apenas recentemente, em 2009, quando os cursos foram reestruturados. O foco, no entanto, permanece o mesmo: o de formar profissionais capacitados a planejar, executar e fiscalizar os sistemas de transporte hidroviário, com competência para a gestão adequada de empresas do sistema de transporte intermodal; e profissionais aptos a atuarem na área de construção de embarcações, que garantam a melhoria da qualidade industrial, no planejamento e no controle da construção naval, respectivamente.
Rosa Maria Padroni, professora e coordenadora do evento, destaca que os cursos são mantidos pelo Centro Paula Souza do Estado de São Paulo e oferecem formação de nível superior gratuita e de qualidade. A formação garante aos tecnólogos atuação tanto no ambiente fluvial quanto no costeiro e marítimo, além de propiciar a absorção de conhecimentos e formação integral, com base nas tendências da competitividade. Ela reforça que as empresas têm intensificado a procura por tecnólogos pelo fato de estes profissionais serem flexíveis e se adptarem a condições adversas, além de possuírem formação holística e adquirirem experiência tanto prática quanto teórica ao longo do curso.