Representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do governo do Estado (SDPI) e da Secretaria da Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) do governo do Estado do Rio Grande do Sul visitaram a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) para conhecer a estrutura de cursos e projetos voltados à área naval.
A visita faz parte do processo de criação do Centro de Competitividade do Polo Naval, que vai funcionar como centro avançado para a inovação e competitividade da indústria naval e oceânica do Rio Grande do Sul.
Integraram a comitiva o diretor de Promoção Comercial a Atração de Investimento da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), ligada à SDPI Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Aloísio Nóbrega, e a coordenadora da Rede Petro, ligada à (SCIT), Suzana Sperry.
O centro vai envolver a Furg, a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), representada na visita pelo presidente, eng. Luiz Antonio Antoniazzi, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que recentemente se integrou ao projeto. Representando a Ufrgs, o prof. dr. Telmo Strohaecker da Escola de Engenharia acompanhou o grupo, que foi recepcionado pelo vice-reitor da Furg, Ernesto Luiz Casares Pinto, entre outros representantes da Instituição. Pela AGDI, Aloísio Nóbrega conta que essa foi uma reunião para discutir e avaliar a implantação do centro. “A expectativa é que o centro entre em funcionamento no ano que vem”, afirma.
Antes da visita à Furg, na tarde de quarta-feira, 24, o grupo participou de reunião com representantes de estaleiros no Polo Naval do Rio Grande.
O Centro atuará para superar os gargalos científicos, tecnológicos e de recursos humanos, envolvendo o apoio a estaleiros e fornecedores. A iniciativa tem como propósito fortalecer a cadeia produtiva do setor naval do Estado, gerando desenvolvimento regional.
Fonte: Agora
PUBLICIDADE