A Cosco Shipping Heavy Industry e a Cosco Shipping Container Lines assinaram um contrato para a construção de 12 navios porta-contêineres de 14.000 TEUs com propulsão bicombustível a metanol.
Os novos navios, medindo 335,9 metros de comprimento e 51 metros de largura, são um desenvolvimento conjunto entre a Cosco Shipping Lines, a Cosco Shipping Heavy Industry e a China Shipbuilding and Ocean Engineering Design and Research Institute. Os navios apresentam designs inovadores, incluindo um dispositivo de economia de energia de proa e popa de "bulbo invisível".
PUBLICIDADE
Equipados com tecnologias verdes avançadas, os navios ostentam “o gerador de eixo de ímã permanente mais poderoso do mundo, um defletor de vento de proa, um sistema de lubrificação de ar para o casco e sistemas inteligentes”, de acordo com a Cosco Shipping. Espera-se que o motor principal e o gerador, ambos movidos a metanol, reduzam significativamente as emissões de gases de efeito estufa.
O contrato faz parte da estratégia mais ampla da Cosco Shipping Holdings para acelerar a transição verde de sua frota. A empresa também encomendou 12 navios porta-contêineres a metanol de 24.000 TEUs e assinou contratos para converter oito navios existentes para propulsão bicombustível a metanol.