Ecobrasil

Cresce a participação de petroleiras privadas

A Petrobras continua na liderança na produção de óleo e gás no Brasil, mas duas empresas estrangeiras já operam dois dos dez maiores campos produtores do país. Os dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostram que os campos operadores pela brasileira extraíram 1,897 milhão de barris por dia de petróleo em agosto e 60,875 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, totalizando 2,280 milhões de barris de óleo equivalente por dia. O resultado representa 92% da produção do Brasil, que atingiu 2,471 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

Mas Shell e Chevron já operam campos com produção entre as dez maiores do Brasil. A empresa anglo-holandesa retirou em agosto 70 mil barris de óleo equivalente por dia, enquanto a Chevron extraiu 69 mil barris de óleo equivalente. No total, a Shell retirou em agosto 96 mil barris de óleo equivalente de seus campos no país. Outra operadora estrangeira com produção relevante é a Devon, com 23,3 mil barris diários.

A agência reguladora abriu os dados apenas para as companhias operadoras. Dessa forma, parte da produção da Petrobras em alguns campos pertence a empresas associadas, assim como companhias privadas operam campos que contam com a estatal como sócia. Nas informações divulgadas ontem, toda a produção do campo foi creditada para a empresa operadora.

Para Vítor Martins, diretor da ANP, a participação das operadoras privadas e estrangeiras na produção brasileira poderá até dobrar nos próximos quatro anos, à medida que novos projetos entrem em operação. "A produção [das empresas privadas] ficou relevante a partir deste ano."

Fonte: Valor Econômico/Rafael Rosas | Do Rio

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira