Navalshore 2024

Cummins Brasil - Empresa disputa Community Challenge

Os cinco melhores projetos desenvolvidos por funcionários da Cummins Brasil e já em fase de elaboração vão concorrer ao Desafio Mundial de Projetos Sócio-Ambientais (Community Challenge), realizado pela Cummins Inc. Trata-se de um programa focado em meio ambiente que vem sendo realizado por cerca de 120 fábricas da Cummins em todo o mundo. A campanha já colocou mais de 90 projetos em ação e contemplará, até o final do ano, os 15 melhores com prêmios de R$ 10 mil para cada um (a serem repassados para as respectivas comunidades).

No Brasil, a Cummins tem como meta apresentar resultados dos cinco projetos selecionados até novembro. No total, foram 39 ideias avaliadas. Após o lançamento do desafio, a empresa utilizou o Time de Envolvimento com a Comunidade composto por 15 funcionários para selecionar os melhores programas. Essa equipe ainda contou com a ajuda de uma das ferramentas 6Sigma (Matrix de Causa & Efeito) para avaliação dos projetos. “É uma tabela que usamos, na qual colocamos o critério e seu grau de importância. A soma de pontos define o melhor programa com base em seus benefícios”, explica Soraia Franco, supervisora administrativa e de responsabilidade social da Cummins Brasil.

Algumas ideias recebidas foram convertidas em um mesmo projeto. “Até agora, cerca de 30 funcionários da Cummins Brasil já dispensaram mais de 150 horas trabalhadas para dar vida ao que foi proposto. Estamos a todo vapor com a elaboração, o preparo e a programação a ser entregue”, conta Soraia.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Projetos selecionados pela Cummins Brasil: Reciclagem de óleo — Em duas fases, o programa vai inicialmente disponibilizar “ecopontos” dentro da Cummins Brasil para coletar o óleo trazido pelos funcionários. Haverá campanha de troca de óleo por alimentos não perecíveis que serão doados para uma instituição da comunidade local, em Guarulhos (SP). A segunda fase visa abranger a coleta do óleo usado pela comunidade e reverter o produto em sabão ou biodiesel.

Reutilização de madeira — Os estrados de madeira, mais conhecidos como pallets, usados para a movimentação de motores Cummins, serão entregues para uma cooperativa que estuda reverter os materiais em verba ou em alimentos e/ou produtos de limpeza que serão entregues para a comunidade local. Tecnologia solar — O sistema de aquecimento de água, a ser implementado inicialmente no grêmio da Cummins, localizado em Guarulhos (SP), via energia solar.

Produtos reciclados — Sacolas e brindes serão produzidos a partir de tecidos provenientes de banners e/ou garrafas pet. A Cummins Brasil pretende trabalhar com cooperativas para a coleta de garrafas. A produção e a distribuição do que for desenvolvido serão realizados pelas senhoras que trabalham na oficina de costura, outro projeto denominado Pano pra Manga, desenvolvido pela empresa, que já funciona na comunidade de Cumbica. São mulheres que vivem na região que aprenderam a arte do ofício da costura e hoje geram sua própria renda.

Plantação de árvores — Para a redução das zonas de calor, a Cummins Brasil tem como meta até o final do ano plantar duas mil mudas de árvores pela região de Guarulhos (SP), mais precisamente na alça de acesso à ponte Cecap.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira