Cursos profissionalizantes vão capacitar população de Coruripe e região

Secretaria de Estado da Educação e do Esporte já dispõe de 3 mil cadastrados; recursos foram garantidos pelo Estado e União
O novo Centro Estadual de Educação Profissional de Coruripe Maria Alice Beltrão de Castro Siqueira, que iniciará suas atividades no final de agosto, já conta com mais de 3 mil pessoas cadastradas para participar dos cursos de formação técnica e qualificação profissional. Os cursos serão ofertados gratuitamente à população do município e adjacências.
A escola foi aberta em maio e está com toda a infraestrutura física e tecnológica pronta para o início das aulas, devendo receber cerca de mil alunos até o fim deste ano.
De início, serão oferecidos cursos de qualificação no Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios. Terão prioridade os alunos que optaram por essa área, que inclui capacitações em Plano de Negócios para Pequenas Empresas, Técnicas de Venda, Espanhol e Inglês para Turismo, Marketing Pessoal, Gestão Financeira, entre outras, além do curso de Técnico em Cooperativismo. Também haverá aulas nas áreas de informática, produção cultural e hospitalidade e lazer.
Prevê-se que em 2012 sejam iniciados os cursos da área de Indústria, o que responderá às demandas geradas com a instalação do Estaleiro Eisa, bem como as do setor sucroalcooleiro.
“A ‘redenção’ dali não é só o estaleiro. As pessoas precisam se qualificar para atender as outras demandas que surgem, inclusive em decorrência da própria vocação natural da região”, enfatizou Stella Albuquerque, assessora especial de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). A temática dos cursos observa, ainda, as especialidades dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região.
O funcionamento do Centro é resultado de uma parceria de cooperação técnica entre a SEE, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL). O Estado arcou com toda a infraestrutura das escolas e laboratórios, como também disponibilizou uma equipe administrativa e técnico-pedagógica, enquanto o Senac e o Sescoop entraram com os profissionais necessários ao repasse dos conhecimentos específicos de cada área. O projeto pedagógico do Centro de Educação foi elaborado pela SEE e corresponde às ações das políticas públicas para a Educação Profissional.
A gratuidade das aulas está garantida pelo governo de Alagoas e pelo Senac. “Metade das vagas são disponibilizadas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) e os outros 50% são cobertos pelo Estado”, explicou Stella. Até o momento, o Governo investiu cerca de R$ 675 mil na compra de equipamentos, material didático e também nas reformas do edifício.
Ampliações e novos centros – Para oferecer outros cursos no futuro, novas parcerias serão firmadas e o Centro de Educação Profissional de Coruripe passará por ampliações. De acordo com Stella Albuquerque, os processos referentes à sua ampliação física e aquisição de mais equipamentos já foram abertos.
Coruripe é apenas a primeira cidade beneficiada. A próxima unidade educacional profissionalizante a ser inaugurada é a de Maceió, prevista para o final deste ano, a qual atenderá as necessidades do Distrito Industrial e do setor do Turismo.
Recursos já foram canalizados para a construção de um centro em Pilar e dois em Arapiraca, esses últimos com foco nas áreas da indústria e agricultura. Ademais, sete escolas da rede estadual de Ensino serão ampliadas a fim de acolher módulos de profissionalização, totalizando 12 centros até o ano de 2012.
Todos os recursos estão garantidos pelo Programa Brasil Profissionalizado, do governo federal, com a contrapartida do governo estadual. Até agora, foram assegurados R$ 18 milhões para os projetos.

Fonte: Agência Alagoas

 

 

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira