Balanço divulgado nesta quarta-feira (7) pelo Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) informa que em 2025 o Fundo da Marinha Mercante (FMM) destinou R$ 4,6 bilhões para 524 projetos nos estados do Amazonas e do Pará, na Região Norte. Eles se referem a construção e modernização de embarcações, instalação e melhoria de terminais portuários e de estruturas de docagem e de reparo.
Segundo o Mpor, a avaliação é de que os investimentos têm potencial para gerar 23.774 empregos diretos e têm como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento regional, a ampliação da indústria naval local e o uso das hidrovias. De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a destinação de recursos do Fundo da Marinha Mercante para a Regão Norte faz parte da estratégia para ampliar a eficiência logística.
PUBLICIDADE
Ele definiu o FMM como instrumento central da política pública para o setor aquaviário e disse que os aportes na Região Norte visam fortalecer a navegação interior e ampliar a capacidade logística. “Com o Fundo, promovemos desenvolvimento econômico com geração de empregos e integração regional”, afirmou.















