Ecobrasil

Deep Sea - Armador constrói de olho no pré-sal

O estaleiro STX Brazil Offshore fechou contrato com a empresa de apoio offshore Deep Sea Supply Navegação Marítima, subsidiária da norueguesa Deep Sea Supply, para a construção de um PSV, modelo 09CD. A embarcação, projetada pela STX Offshore Design, em Ålesund, Noruega, deve ser entregue no início de 2012. O modelo tem comprimento total de 87,9 metros, boca de 19 metros, pontal moldado de oito metros e 4,7 mil toneladas de porte bruto.

A armadora, cuja frota soma 13 AHTS e oito PSV, além de outros sete AHTS em construção, planeja prestar serviços para a Petrobras nos campos do pré-sal. Devido ao seu potencial de crescimento, o mercado brasileiro foi considerado prioritário pela empresa e a intenção é operar com mais embarcações no Brasil. Com a encomenda feita um estaleiro nacional, a Deep Sea vislumbra a chance de obter contratos de afretamento para outras embarcações de sua frota utilizando as vantagens da bandeira nacional, o que é permitido pela legislação brasileira para empresas com navios em construção. A meta da Deep Sea é ter de seis a oito embarcações operando no offshore brasileiro já a partir do segundo semestre de 2010. A empresa pretende pedir financiamento ao Fundo da Marinha Mercante.

O projeto tem características sob medida quanto a variedade, velocidade, capacidade e flexibilidade de carga para atender às exigências de operações de suporte de produção e exploração nos campos do pré-sal.

Projetada para uma alta performance no mar, a embarcação tem entre seus diferenciais o baixo consumo de combustível e a oferta de poucos riscos ao meio ambiente.

 

 

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira