Ecobrasil

Demanda por profissionais qualificados é crescente no setor de petróleo e gás

Com as freqüentes notícias de descobertas de reservas de petróleo e gás e a propagação de novas refinarias no território brasileiro, as vagas para o setor se multiplicaram nos últimos anos e o profissional especializado na área é, atualmente, um dos que mais encontra espaço no mercado de trabalho. Reflexo deste cenário positivo, o aumento do número de cursos tecnológicos de petróleo e gás é prova de que a demanda por este especialista é alta e imediata.

Em 2008, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), havia 87 cursos de graduação no país e os de caráter técnico eram ainda incipientes e começavam a se espalhar pelo território brasileiro. Hoje, os cursos técnicos são maioria e se dividem em diversas modalidades, que vão da extração ao refino do petróleo.

De acordo com o coordenador do curso de graduação tecnológica em  petróleo e gás da Facex, Jardel da Cunha, esses tipos de curso são ideais para quem deseja se inserir rapidamente no mercado, pois abordam, em um período relativamente curto de tempo, os  aspectos mais práticos da profissão. “O curso ensina teoria, contudo, o foco maior é na parte prática. Em razão dessa abordagem, ao final de três anos o aluno sai qualificado a atuar nas mais variadas etapas do processo de produção do petróleo. ”, explicou.

Outro fator atrativo dos cursos técnológicos é o baixo valor da mensalidade, significativamente mais baratas do que o valor pago em um curso de graduação tradicional. “Neste semestre abriremos cerca de 200 vagas. Os alunos deverão pagar em média R$ 390 por mês”, disse.

Quanto às oportunidades dos alunos após a conclusão dos estudos, Jardel é otimista e garante que um estudante com formação tecnológica neste setor tem “muitíssimas” chances de obter sucesso na profissão. De acordo com ele, os formados nesta área podem atuar não apenas Brasil, mas em diversos países com reserva abundante de combustível.

“A intenção é formar um profissional pronto para entrar rapidamente no e mercado. Além disso, tempos investido em laboratórios e pólos de petróleo e biodiesel”, frisou.

Fonte: tribuna do Norte (RN) Natal

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira