Ecobrasil

Dock Brasil prevê operação em 2015

Estaleiro de reparos será instalado em São Gonçalo (RJ). A unidade terá três diques flutuantes >> O estaleiro de reparos da Dock Brasil deve iniciar operação em outubro de 2015. Localizada em São Gonçalo (RJ), a unidade será instalada numa área de 20 mil metros quadrados com acesso pela Baía de Guanabara. O projeto prevê três diques flutuantes com 99 metros de comprimento por 30 metros de largura, encomendados ao estaleiro Zemar, em Navegantes (SC). A previsão é que eles fiquem prontos em junho de 2015.



A dragagem está em andamento e a previsão é que o serviço seja concluído em dezembro deste ano. A profundidade será de 3,5 metros na primeira etapa e, na fase final, a Dock Brasil contará com calado de seis metros. “Temos todas as licenças aplicáveis para a dragagem e construção do estaleiro. As obras estão previstas para iniciar ainda este mês”, anuncia o diretor-presidente da Dock Brasil, Carlos Boeckh.

O Dock Brasil contará com cais de 130 metros e píer com 120 metros de comprimento e 12 metros de largura, que serão utilizados para atracação visando o acabamento e serviços adicionais. As instalações em terra terão três posições com pares de trilhos, sendo duas linhas com 110 metros e outra com 90 metros, para embarcações de até três mil toneladas. O foco serão reparos de PSV, no pátio, e AHTS de até cinco mil toneladas nos diques flutuantes.

Na fase inicial, as embarcações serão docadas na Baía de Guanabara, num ponto com 12 metros de profundidade. Após liberada a atracação do dique no estaleiro, a embarcação poderá ser reparada no dique ou em terra. Para a transferência, serão utilizados transportadores autopropelidos. A posição em terra foi projetada para receber embarcações de até 80 metros de comprimento, 16 metros de boca e três mil toneladas.

Além disso, o projeto prevê quatro posições em terra para embarcações menores com até 45 metros de comprimento, 13,5 metros de boca e 850 toneladas. Para atender a essas embarcações menores, o estaleiro vai dispor de travel lift para o lançamento e transporte dos barcos. O estaleiro também vai oferecer um galpão com 1,6 mil metros quadrados de área, que contará com oficinas de chapas e tubulação, almoxarifados para Dock Brasil e para clientes.

O projeto conceitual é da Royal Haskoning e o projeto de engenharia é assinado pela R. Peotta. O projeto da Dock Brasil tem 50% de participação societária de fundo de investimento e 50% de pessoas físicas.

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira